LEIO, LOGO EXISTO : Eu Sou Deus [Opinião]

segunda-feira, janeiro 11, 2016


Cá estou eu para mais uma pseudo-critica literária. Hoje venho falar-vos do livro Eu Sou Deus, novamente do Pedro Chagas Freitas, oferecido pela Chiado Editora.

Vocês já podem tirar algumas ideias ao verem as publicações que faço com as citações do livro (aqui), mas agora vou tentar ir um pouco mais além.

Este não é o tipo de livro que eu aprecie... pelo menos, não para ler "de rajada". É um livro que seria ótimo para ter na mesa de cabeceira e ir lendo ao longo do ano. Isto porque não conta uma história, mas sim crónicas, de três ou quatro págians cada uma, na sua maioria. Crónicas que nos fazem pensar, que tanto podem ir de encontro ao que pensamos como podem ir para o caminho oposto - o que é normal, porque na vida nem tudo é linear nem preto no branco.

Uma das coisas que podemos ler na capa deste livro é o aviso de que não é um livro de auto-ajuda... mas que se corre um grande perigo de o passarmos a ver como tal. E, quando o lemos, percebemos porquê. Porque lemos coisas sobre o dia-a-dia que nos deixam a pensar, a refletir, a ver outras perspetivas e até mesmo a questionar aquilo que nós mesmos fazemos.

Não é um livro que se consiga definir numa critica... pelo menos, eu não consigo. Mas recomendo!

1 comentários

  1. Confesso que ando super curiosa para ler esse livro!
    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar