LEIO, LOGO EXISTO : Jonas Vai Morrer [Opinião]

sábado, março 05, 2016


Vou armar-me, uma vez mais, em pessoa que até percebe de livros. Hoje trago-vos o livro Jonas Vai Morrer, de Edson Athayde, também oferecido pela Chiado Editora.

O que me levou a ler este livro? Bem, confesso que foi o facto de a história ser em Guimarães que me captou a atenção! Já nem me lembro se cheguei a ler a sinopse antes de o mandar vir... porque, realmente, foi o facto de, na sua capa, estar lá o coraçãozinho já tão típico de Guimarães que me saltou à vista.

É um  livro pequeno e com letras que se podem considerar grandes, e com uma leitura não muito complicada. Devo confessar que foi um livro que me prendeu exatamente por, pela primeira vez num livro, eu conseguir realmente imaginar os lugares! Quando falavam na Alameda, eu sabia como era o cenário. Quando falavam da muralha, eu imaginava lá também. Até quando referiam coisas das Festas Nicolinas, eu estava enquadrada no assunto e não sentia que era algo que me passava completamente ao lado.

Neste livro deparamo-nos com duas histórias. A história de Pedro, uma pessoa que está a ler uma espécie de diário que encontrou algures, e a história da pessoa que escreveu esse diário. Pedro quer resolver o mistério que lê, quer perceber, afinal, porque é que Jonas ia morrer, quem eram aquelas pessoas, e acaba por ele próprio entrar na história que lê... confuso? Leiam o livro!

Pessoalmente, só não apreciei o final... acho que merecia algo mais, não sei. Mas não se pode considerar um mau livro... a história está lá, o autor é que talvez não tenha aproveitado tão bem a história que imaginou na sua cabeça. Mas eu até gostei!

2 comentários

  1. Hallo ^^
    Estou a tentar divulgar o meu blog pela blogosfera, sei que é um bocadinho chato fazer isto, no entanto só assim é que podemos dar a conhecer o nosso "trabalho".
    Não peço para me seguirem só porque sim, mas sigam se gostarem e estiverem interessados/as a lerem mais de mim e do meu dia-a-dia.
    Obrigada,

    Michiyo.

    ~
    http://lino-michiyo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar