OH STORA : ProfMat

sábado, março 31, 2018


No ano passado frequentei, pela primeira vez, o ProfMat. O que é o ProfMat? É um Encontro Nacional de Professores de Matemática, organizado pela APM (Associação de Professores de Matemática), com uma duração de três dias, e que se realiza este ano pela 34.ª vez. Neste encontro podemos assistir a comunicações, debates, simpósios, sessões práticas e exposições, além de todo o convívio que pode ser usufruído entre os professores da disciplina. É, a meu ver, a altura ideal para se trocarem ideias e perspetivas sobre o ensino, sobre os programas e ainda aprender com os projetos que os colegas desenvolvem nas respetivas escolas. Só assim se consegue evoluir, certo?

Tal como disse no inicio desta publicação, frequentei este encontro pela primeira vez no ano passado, tendo-me deslocado até Viseu. Foram três dias intensos e em que aprendi bastante, mais até do que aquilo que se aprende na Universidade. Ali ouvimos histórias reais, ouvimos coisas que realmente aconteceram nas escolas e nas salas de aula, ouvimos professores que estão, efetivamente, no terreno, e não apenas a "teoria da coisa".

A participação no ProfMat em 2017 valeu-me, além da experiência e novas perspetivas, um prémio por ter resolvido um problema que foi proposto aos participantes durante o encontro. Este ano, 2018, no ProfMat que se realiza por Almada, pretendo manter o 1.º lugar adquirido no ano passado e, além disso, tenho a responsabilidade de fazer uma comunicação sobre uma pequena parte do meu Relatório de Estágio. Serão 20 minutos a falar sobre a minha pequena experiência profissional e os primeiros resultados obtidos e analisados do estudo que estou a desenvolver, para professores que têm, possivelmente, tantos anos de experiência como aqueles que eu tenho de vida. É uma responsabilidade enorme, sinto cada vez mais isso, mas sei que é um passo muito importante na minha vida profissional... nunca se sabe as portas que se abrem. Acima de tudo, sei que vou aprender com a minha comunicação e que poderei ouvir sugestões que melhorem o meu estudo e o meu relatório, e isso é, sem dúvida nenhuma, o mais importante nesta etapa.

"Oh Stora" será a secção onde irei incluir os meus pequenos passos ao longo da minha vida profissional.

0 comentários

Seguidores